A IMAGEM DA ESCOLA - A CULTURA MIDIÁTICA
Nas várias imagens observadas na net percebemos que a
maioria revela e acentua, muitas vezes de forma irônica, a educação tradicional.
A relação professor/aluno é centrada no
professor e na transmissão dos conhecimentos. O professor detém o saber e a
autoridade, dirige o processo de aprendizagem e se apresenta como modelo a ser
seguido. A relação é vertical e hierárquica, de vigilância nos casos extremos a
passividade do aluno, simples receptor da tradição cultural, sendo a obediência
uma virtude. Nas imagens é possível verificar que o processo ensino aprendizagem
valoriza a aula expositiva, centrada no professor, com alunos passivos, sem
autonomia para construir o conhecimento e sem se preocupar com diferenças
individuais e sem maiores elaborações pessoais.
Infelizmente, estas
imagens retratam uma realidade ainda muito comum na educação brasileira: o
tradicionalismo do processo ensino-aprendizagem na maioria das escolas. Provavelmente,
por variados motivos ainda não conseguimos avançar em nossas metodologias
(investimentos em formação continuada para os professores, falta de estrutura
das escolas, apoio dos pais na educação de seus filhos e etc...) e acredito que
a grande sacada para atrair o interesse dessas crianças e jovens nos estudos e
entrar no mundo deles, isso é, educação digital!!! Afinal, essa é a geração
digital. Portanto, precisamos aliar essa tecnologia a nosso favor e, mediar
através dela, a descoberta novos conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário