É certo que mudanças são necessárias e intrínsecas ao caminhar da espécie humana.
A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumento de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia. Na educação, as tecnologias têm uma função de grande relevância, auxiliam na mediação pedagógica, aumentam a interatividade entre aluno e professor, levando um mundo de conhecimento para dentro de sala de aula, através de várias formas, principalmente a Internet que vem se desenvolvendo muito rapidamente; Além da formação e qualificação dos docente, têm uma colaboração na mudança de paradigmas tradicionais em relaçao ao processo de ensino-aprendizagem, ou seja, elas se apresentam como uma nova maneira de ensinar e aprender.
CANDAU (2003) contribui imensamente com suas reflexões quando aponta para a necessidade de, nestes tempos de mudança 1) fortalecer a “consciência do educador como agente de transformação social (...) e 2) fortalecer os vínculos afetivos e sociais do grupo de trabalho, o que, certamente, facilitará a mobilização de todos em torno de um projeto coletivo”. (p.86)
Em nível de graduação em alguns cursos é ofertada a disciplina de Informática na Educação, e em nível de pós-graduação algumas instituições oferecem o curso de Informática na Educação, sendo que este curso tem sido apontado como uma nova e boa proposta de trabalho. O importante é que esses cursos sobre o uso do computador na educação incluam atividades que mostrem aos professores participantes, quais são as reais possibilidades de seu uso nas mais diversas áreas de ensino, durante o seu trabalho do dia-a-dia e também na criação de perspectivas futuras de aplicação.
Desta maneira, a inserção de novas tecnologias inovadoras, o computador muito além de uma ferramenta educacional, conforme os PCNs propõem, para a melhoria da qualidade de ensino. Melhores formas de ensinar, uma grande democratização do conhecimento em nosso país. Com diversos programas de ensino a distância, inclusão digital, formação de professores e produção de conteúdos educacionais, o Ministério da Educação possibilita sala de aulas mais interativas e dinâmicas.
Como resultado esperado, os alunos devem ser, assim como o objetivo final, agentes ativos deste processo e os professores assumirão, no contexto, o papel de facilitador do ensino-aprendizagem.
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